Museu de Escultura ao Ar Livre: espaço de memórias e sensibilidades urbanas em Goiânia

Rafael Caique da Silva Santos Arantes

Resumo


O presente artigo pretende abordar algumas reflexões sobre a relação entre as representações escultóricas, o imaginário e as sensibilidades urbanas da paisagem da Praça Universitária em Goiânia, a partir de análises dos objetos escultóricos instalados no projeto Museu de Escultura ao Ar Livre e de alguns depoimentos dos frequentadores do local. No âmbito desta pesquisa, foi possível identificarmos que as representações escultóricas do interior da Praça possuem formatos figurativos e abstratos: deuses mitológicos, animais, objetos geométricos, feições futurísticas, e formas femininas. Estas representações expressam conteúdos de caráter artístico e lúdico, não estando associadas diretamente á uma memória política. Com a implantação do projeto Museu de Escultura ao Ar Livre no ano de 2000, observa-se que a paisagem que constitui a Praça Universitária é revalorizada, atribuindo-se ao espaço novas formas de uso e experiências sensoriais e cognitivas dos sujeitos que frequentam o local.

Palavras-chave: Museu de Escultura ao Ar Livre. Praça Universitária. Sensibilidades Urbanas.

 

OUTDOORS MUSEUM OF SCULPTURE: SPACE OF MEMORIES AND URBAN SENSITIVITIES IN GOIÂNIA

Abstract: this article intends to approach some reflections on the relationship between the sculptural representations, the imaginary and the urban sensibilities of the landscape of the University Square in Goiânia, based on analyzes of the sculptural objects installed in the Outdoor Museum of Sculpture project and some testimonies of the People. In the scope of this research, it was possible to identify that the sculptural representations of the interior of the Square have figurative and abstract forms: mythological gods, animals, geometric objects, futuristic features, and feminine forms. These representations express artistic and playful content and are not directly associated with a political memory. With the implementation of the Open-air Sculpture Museum project in the year 2000, it is observed that the landscape that constitutes the University Square is revalorized, attributing to the space new forms of use and sensorial and cognitive experiences of the subjects that attend the place.

Keywords: Outdoors Museum of Sculpture. University Square. Urban Sensitivities.

 

MUSEO DE ESCULTURA AL AIRE LIBRE: ESPACIO DE MEMORIA Y SENSIBILIDADES URBANA EN GOIÂNIA

Resumen: este artículo tiene como objetivo abordar algunas reflexiones sobre la relación entre las representaciones escultóricas, el paisaje imaginario y la sensibilidad urbana de Plaza de la Universidad en Goiânia, a partir de análisis de objetos escultóricos instalados en el proyecto de Museo de Escultura al Aire Libre y algunos testimonios de los asistentes al sitio. Dentro de esta investigación, fue posible identificar las representaciones escultóricas de la plaza interior tienen formas figurativas y abstractas: dioses mitológicos, animales, objetos geométricos, características futuristas, y formas femeninas. Estas representaciones expresan la naturaleza artística y lúdica de contenido, no está unido directamente a una memoria política. Con la ejecución del proyecto de Museo de Escultura al Aire Libre en el año 2000, se observa que el panorama de la plaza de la Universidad se revaloriza, la asignación de espacio para nuevas formas y el uso y las experiencias sensoriales y cognitivos de las personas que frecuentan el lugar.

Palabras-clave: Museo de Esculturas al Aire Libre. Plaza de la Universidad. Sensibilidades Urbana.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i1.5830

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BARU | Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás | e-ISSN 2448-0460 | Qualis B4

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