Dinâmica Territorial dos Municípios Inseridos ao Longo do Traçado da Ferrovia Bioceânica: Município Lucas do Rio Verde/MT

Marlidia Xavier, Débora Carolinna Pereira Costa

Resumo


Intenciona-se discorrer o processo de colonização e expansão agrícola, a dinâmica urbana dos municípios do Estado do Mato Grosso que estão inseridos na área de influência direta do empreendimento, Ferrovia de Integração Centro-Oeste EF – 354 - Bioceânica. Visando por meio de ações pedagógicas abordagem da temática do patrimônio cultural e a identificação dos Bens Culturais e Arqueológicos dos municípios inseridos na AID do empreendimento, destacando a importância de sua preservação. Com o propósito de assegurar maior rigor científico ao presente artigo, propõe-se particularizar e evidenciar dentro do projeto maior, a contextualização histórica e a caracterização do patrimônio cultural no âmbito do desenvolvimento regional, criada a partir do diagnóstico feito na área, tendo como objeto de estudo o município de Lucas de Rio Verde/MT. Os objetivos da presente pesquisa estão intimamente ligados aos objetivos da Arqueologia como ciência, entendendo que o objetivo da Arqueologia, enquanto vinculada às chamadas Ciências Sociais, é o de entender, através das culturas e dos restos materiais recuperados, as formas de ação social dos grupos produtores.

Territorial Dynamics of the Municipalities Inserted Along the Traction of the Biocean Railway: Municipality of Lucas do Rio Verde / MT

It is intended to discuss the process of colonization and agricultural expansion, the urban dynamics of the municipalities of the State of Mato Grosso, which are inserted in the area of direct influence of the project, Ferrovial de Centro-Oeste Integration EF-354 - Bioceanic. Aiming by means of pedagogical actions approach the theme of cultural heritage and the identification of Cultural and Archaeological Goods of the municipalities inserted in the AID of the enterprise, highlighting the importance of its preservation. In order to ensure greater scientific rigor to this article, it is proposed to highlight and highlight within the larger project the historical contextualization and the characterization of cultural heritage in the scope of regional development, created from the diagnosis made in the area, of study the municipality of Lucas de Rio Verde / MT. The objectives of this research are closely linked to the objectives of Archeology as a science, understanding that the objective of Archeology, as linked to the so-called Social Sciences, is to understand, through cultures and recovered material remains, the forms of social action of groups producers.

Dinámica Territorial de los Municipios Insertados al Largo del Trazado de la Ferrovia Bioceánica: Municipio Lucas Do Rio Verde / MT

Se pretende discurrir el proceso de colonización y expansión agrícola, la dinámica urbana de los municipios del Estado de Mato Grosso que están insertos en el área de influencia directa del emprendimiento, Ferrovía de Integración Centro-Oeste EF - 354 - Bioceánica. En el marco de las acciones pedagógicas abordando la temática del patrimonio cultural y la identificación de los Bienes culturales y arqueológicos de los municipios insertados en la AID del emprendimiento, destacando la importancia de su preservación. Con el propósito de asegurar mayor rigor científico al presente artículo, se propone particularizar y evidenciar dentro del proyecto mayor, la contextualización histórica y la caracterización del patrimonio cultural en el ámbito del desarrollo regional, creada a partir del diagnóstico hecho en el área, teniendo como objeto de estudio el municipio de Lucas de Río Verde / MT. Los objetivos de la presente investigación están íntimamente ligados a los objetivos de la Arqueología como ciencia, entendiendo que el objetivo de la Arqueología, en cuanto vinculada a las llamadas Ciencias Sociales, es el de entender, a través de las culturas y de los restos materiales recuperados, las formas de acción social de los grupos productores.

Palavras-chave


Agricultural expansion; Road infrastructure Municipalities; Cultural heritage; Expansão agrícola; Infraestrutura rodoferroviária; Municípios; Patrimônio cultural; Expansión agrícola; Infraestructura de carreteras municipales; Patrimonio cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/baru.v4i1.6552

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