TIPIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS COMO ESTRATÉGIA PARA TERRITORIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS HABITACIONAIS

Rérisson Máximo, Amíria Bezerra Brasil, Carla Camila Girão Albuquerque

Resumo


Este artigo busca apresentar e discutir a metodologia utilizada no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Ceará, especificamente quanto à construção de tipologias dos municípios cearenses, segundo o Plano Nacional de Habitação. A tipificação dos municípios, além de buscar uma maior aproximação com a realidade local, construiu variáveis de priorização frente aos programas que seriam propostos, ou seja, com estratégias de ação centradas nas tipologias estabelecidas. A metodologia, desenvolvida a partir de dados primários e secundários, e considerando a variabilidade de tais informações, previu a criação de um banco de dados que permite uma atualização contínua e, por conseqüência, assegura uma flexibilização dos tipos de acordo com a situação do município, que poderá ser modificada ao longo do tempo, sugerindo também o enquadramento em novas estratégias. O texto divide-se em duas partes. A primeira introduz e contextualiza o PEHIS-CE na Política Nacional de Habitação. A segunda apresenta a metodologia construída assim como alguns dos resultados alcançados, trazendo como exemplo a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Palavras-chave


Habitação; PEHIS; Planhab; Ceará; Fortaleza.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério das Cidades. Capacidades Administrativas, déficit e efetividade na política habitacional. Brasília: Centro de Estudo das Metrópoles, 2007.

BRASIL. Ministério das Cidades. Plano Nacional de Habitação. Brasília: 2009.

BRASIL. Ministério das Cidades. Política Nacional de Habitação. Cadernos MCidades 4. Brasília: 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES. Tipologia das Cidades. Brasília: Ministério das Cidades. Como andam as Regiões Metropolitanas. Coleção Estudos e Pesquisas do Programa Nacional de Capacitação das Cidades. Brasília, 2008. v. 2.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

CEARÁ. Governo do Estado. Plano Diretor de Habitação do Estado do Ceará. Fortaleza: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, 2005.

CEARÁ. Governo do Estado. Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Ceará. Fortaleza: Secretaria das Cidades, 2010.

FJP. Fundação João Pinheiro. Déficit Habitacional no Brasil: Municípios Selecionados e Microrregiões Geográficas. Belo Horizonte: Ministério das Cidades, 2005.

IPEA. Configuração Atual e Tendências da Rede Urbana. Serie Configuração Atual e Tendências da Rede Urbana. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Universidade Estadual de Campinas. Brasília, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/baru.v5i2.7072

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Rodapé - Barú
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


BARU | Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás | e-ISSN 2448-0460 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (24/08/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.