Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião

Conteudo da Capa - Caminhos
A CAMINHOS é uma revista acadêmica editada pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Religião, da PUC Goiás. Desde 2003 teve sua edição semestral e, a partir de 2019, será publicada quadrimestralmente. Ela visa promover e divulgar as produções científicas ligadas ao fenômeno religioso e à Teologia, bem como estabelecer o intercâmbio científico com pesquisadores(as) de outros Programas de Pós-Graduação, em nível nacional e internacional. Ela se compreende como um importante Fórum de diálogo, partilha e discussão também com as áreas afins, em nível teórico, metodológico e de conteúdos. Para mais informações sobre a forma de textos, veja Diretrizes para autores.


CAMINHOS is an academical journal edited by the stricto sensu Postgraduate Program in Religion Sciences of the PUC Goiás University. Since 2003 it is published twice a year and, from 2019 on, at every four months. It aims to promote and disseminate the scientifical productions related to religious phenomena and to Theology, as well as to establish scientifical exchange with researchers from other postgraduate programs, on a national and international level. The journal’s aim is to be an important forum for dialog, sharing and discussion in a theoretical, methodological and content-related level, also with correlated areas. For more information on text form, see Author guidelines.

CAMINHOS ist eine wissenschaftliche Zeitschrift, die seit 2003 halbjährlich erscheint. Ihr Ziel ist, die akademischen Forschungen des Postgraduierten-Programms im Fachbereich Religionswissenschaften der Katholischen Universität Goiás (PUC Goiás) zu profilieren und zu verbreiten. Sie soll dazu beitragen, dass der wissenschaftliche Austausch mit anderen ForscherInnen und anderen akademischen Postgraduierten-Programmen in Religionswissenschaften und Theologie auf nationaler und internationaler Ebene ermöglicht und gefördert wird. Die Zeitschrift versteht sich als wichtiges Forum für die Diskussion theoretischer, fachwissenschaftlicher und methodischer Fragen in Theologie und Religionswissenschaften und steht im Dialog auch mit den angrenzenden Disziplinen wie Kultur-, Geistes- und Sozialwissenschaften. Weitere Informationen zur Textform finden Sie unter Richtlinien für autor/innen.

CAMINHOS es una revista académica editada por el Programa de Postgrado stricto sensu en Ciencias de la Religión, de la Pontificia Universidad Católica de Goiás (PUC Goiás). Desde 2003 tuvo su edición semestral y, a partir de 2019, será publicada de forma cuatrimestral. Se pretende promover y divulgar las producciones científicas ligadas al fenómeno religioso y a la Teología, así como establecer el intercambio científico con investigadores(as) de otros Programas de Postgrado a nivel nacional e internacional. Se comprende como un importante Foro de diálogo, compartir y discutir también con las áreas afines, a nivel teórico, metodológico y de contenidos. Para obtener más información sobre el formulario de texto, vea Directrices para autores/as.

CAMINHOS est une revue académique éditée par le Programme de Maîtrise et Doctorat en Sciences des Religions de l’Université Pontificale Catholique de Goiás. Depuis 2003 elle publie deux numéros par an, et à partir de 2019 elle en publiera trois. Elle vise à promouvoir et divulguer les productions scientifiques liées au phénomène religieux et à la théologie, et aussi à établir un échange scientifique avec les chercheurs d’autres Programmes de Maîtrise et Doctorat, aux niveaux national et international. Elle se veut aussi un forum important de dialogue, de partage et de discussion avec les domaines connexes, sur le plan théorique, méthodologique et de contenus.

Elle reçoit des contributions pour des dossiers thématiques, des articles isolés, des communications, des comptes-rendus, etc., en flux continu, par soumission en ligne. Pour plus d’informations sur la forme des textes voir Directives aux auters.

  Qualis B1  

Notícias

 

Próximas Edições: Chamadas para Submissão

 
 
Publicado: 2019-09-26
 
Outras notícias...

v. 17 (2019): Educação para a Paz

O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.

Sumário

Editorial

Ivoni Richter Reimer
PDF
431-435

Apresentação do Dossiê

Ivoni Richter Reimer, Elisa Rodrigues, Hélyda di Oliveira
PDF
436-444

Dossiê / Dossier

Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira, Joilson de Souza Toledo
PDF
445-459
Klaus Vellguth
460-471
Paulin Poucouta
472-481
Michael Amaladoss, S. J.
482-491
Claudete Beise Ulrich, Martinélia Rodrigues de Almeida Grasselli
PDF
492-507
Renan da Costa Ferreira, Laude Erandi Brandenburg
PDF
508-522
Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino
PDF
523-540
Arlete Silva Acciari
PDF
541-556
Hélyda Di Oliveira
PDF
557-573
Alvori Ahlert, Neiva Feuser Capponi
PDF
574-589
Fábio da Silva Santos, Maria Virgínia de Salles Garcez
PDF
590-605
Francisco Mário de Sousa Silva
PDF
606-620
Nayla Tabbara, Michelle Moubarak
621-634

Artigos / Articles

Nádia Mendes de Moura
PDF
635-648
Claudia Danielle Andrade Ritz
PDF
649-668
Michele dos Santos Dias, Renato Kirchner
PDF
669-687
Carolina Teles Lemos
PDF
688-708
Flávio Senra, Bruna Thamires da Silva Leite
PDF
709-726
Ney de Souza
PDF
727-740
Edelcio Ottaviani, Anderson Frezzato
PDF
741-756
Jaime Benito Condori
757-770
Liniker Xavier
PDF
771-790
José Ademar Kaefer
PDF
791-808

Entrevistas / Interviews

Nathália Ferreira Sousa Martins
PDF
809-815

Resenhas / Reviews

BEOZZO, Pe. José Oscar; FRANCO, Cecília Bernardete (Orgs.). Educar para a paz em tempos de injustiças e violência. São Paulo: Paulus, 2016.
Fernanda Marina Feitosa Coelho
PDF
816-819

ARTIGO REVISÃO DE PESQUISA

Daniela Aparecida Silva Sales, Ademilson Batista Paes
PDF
820-850