Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião

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A CAMINHOS é uma revista acadêmica editada pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Religião, da PUC Goiás. Desde 2003 teve sua edição semestral e, a partir de 2019, será publicada quadrimestralmente. Ela visa promover e divulgar as produções científicas ligadas ao fenômeno religioso e à Teologia, bem como estabelecer o intercâmbio científico com pesquisadores(as) de outros Programas de Pós-Graduação, em nível nacional e internacional. Ela se compreende como um importante Fórum de diálogo, partilha e discussão também com as áreas afins, em nível teórico, metodológico e de conteúdos.

[ENGLISH]CAMINHOS is an academical journal edited by the stricto sensu Postgraduate Program in Religion Sciences of the PUC Goiás University. Since 2003 it is published twice a year and, from 2019 on, at every four months. It aims to promote and disseminate the scientifical productions related to religious phenomena and to Theology, as well as to establish scientifical exchange with researchers from other postgraduate programs, on a national and international level. The journal’s aim is to be an important forum for dialog, sharing and discussion in a theoretical, methodological and content-related level, also with correlated areas.
[DEUTSCH]CAMINHOS ist eine wissenschaftliche Zeitschrift, die seit 2003 halbjährlich erscheint. Ihr Ziel ist, die akademischen Forschungen des Postgraduierten-Programms im Fachbereich Religionswissenschaften der Katholischen Universität Goiás (PUC Goiás) zu profilieren und zu verbreiten. Sie soll dazu beitragen, dass der wissenschaftliche Austausch mit anderen ForscherInnen und anderen akademischen Postgraduierten-Programmen in Religionswissenschaften und Theologie auf nationaler und internationaler Ebene ermöglicht und gefördert wird. Die Zeitschrift versteht sich als wichtiges Forum für die Diskussion theoretischer, fachwissenschaftlicher und methodischer Fragen in Theologie und Religionswissenschaften und steht im Dialog auch mit den angrenzenden Disziplinen wie Kultur-, Geistes- und Sozialwissenschaften.
[SPANISH]CAMINHOS es una revista académica editada por el Programa de Postgrado stricto sensu en Ciencias de la Religión, de la Pontificia Universidad Católica de Goiás (PUC Goiás). Desde 2003 tuvo su edición semestral y, a partir de 2019, será publicada de forma cuatrimestral. Se pretende promover y divulgar las producciones científicas ligadas al fenómeno religioso y a la Teología, así como establecer el intercambio científico con investigadores(as) de otros Programas de Postgrado a nivel nacional e internacional. Se comprende como un importante Foro de diálogo, compartir y discutir también con las áreas afines, a nivel teórico, metodológico y de contenidos.

 Trulli

e-ISSN 1983-778X


CHAMADAS PARA SUBMISSÃO

Próximas Edições

Coordenação:
Dr. Renato Ferreira Machado (Universidade La Salle)
Dr. Clóvis Ecco (PUC Goiás)
Dra. Ivoni Richter Reimer (PUC Goiás)

Dossiê temático: Espiritualidades

A espiritualidade é uma força unificadora da pessoa; a essência do ser que permite tudo na vida e manifesta-se em cada um de nós, na capacidade de saber e de fazer; a interconexão com o próprio, com os outros, com a natureza e com Deus/ Vida/ Força/ Absoluto/ Transcendente. É a dimensão que eleva a pessoa para além de seu universo e a coloca frente às suas questões mais profundas, as que brotam da sua interioridade, no anseio de encontrar resposta às suas perguntas existenciais. Inerente à condição humana, a espiritualidade é codificada e traduzida simbolicamente no seio das diversas culturas e nelas permanece como dimensão de profundidade, conforme afirma Paul Tillich. Este Dossiê Temático quer receber artigos que trabalhem com as muitas possibilidades de articulação e correlação entre espiritualidade, cultura e religião, nas mais diversas épocas e linguagens. Pode-se trabalhar o fenômeno da manifestação da espiritualidade em expressões religiosas e artísticas como música, dança, escultura, arquitetura, cinema, seriados e histórias em quadrinhos, entre outras, tanto em abordagens diretas quanto indiretas de espiritualidade, bem como crenças sem uma base institucional, cujas pessoas são denominadas nas últimas pesquisas como “os crentes sem religião”.

Thematical Dossier “spiritualities”

The spirituality is a unifying strength of the individual; the essence of the being which permits everything in life and that is manifested in each one of us through the ability of knowing and doing; the interconnection with itself, with others, with nature and with God / Life / Strength / Absolut / Transcendental. It is the dimension which elevates the individual beyond its own universe and puts it face to face with its most profound issues, the ones which sprout from its interior, in the longing of finding answers to its existential questions. Inherent to human condition, the spirituality, according to Paul Tillich, is coded and symbolically translated within distinct cultures and remains as a dimension of depth. This thematic dossier wants to receive articles which aims to work with the many possibilities of articulation and correlation between spirituality, culture and religion, in the most diverse ages and languages. It is possible to work with the phenomena of spirituality manifestation in artistic and religious expressions such as music, dance, sculpture, architecture, cinema, TV series and comic books, among others, both in direct or indirect approaches of spirituality, as well as beliefs without institutional basis, whose believers are so-called in recent researches as “the believers without religion”.

Dosier Temático Espiritualidades

La espiritualidad es una fuerza unificadora de la persona; la esencia del ser que permite todo en la vida y se manifiesta en cada uno de nosotros, en la capacidad de saber y de hacer; en la interconexión consigo mismo, con los demás, con la naturaleza y con Dios / Vida / Fuerza / Absoluto / Trascendente. Es la dimensión que eleva a la persona más allá de su universo y la coloca frente a sus cuestiones más profundas, las que brotan de su interioridad, en el anhelo de encontrar respuesta a sus preguntas existenciales. Inherente a la condición humana, la espiritualidad es codificada y traducida simbólicamente en el seno de las diversas culturas y en ellas permanece como dimensión de profundidad, según afirma Paul Tillich. Este Dosier Temático quiere recibir artículos que trabajen con las múltiples posibilidades de articulación y correlación entre espiritualidad, cultura y religión, en las más diversas épocas y lenguajes. Se puede trabajar el fenómeno de la manifestación de la espiritualidad en expresiones religiosas y artísticas como música, danza, escultura, arquitectura, cine, series e historietas, entre otras, tanto en enfoques directos como indirectos de espiritualidad, así como creencias sin una base institucional, cuyas personas son denominadas "los creyentes sin religión" en las últimas encuestas.

Thematisches Dossier „spiritualitäten“

Die Spiritualität ist eine einigende Kraft des Individuums; eine Macht des Seins, die alles im Leben bewegt und sich in jedem(r) von uns durch die Fähigkeit des Erkennens und Handelns manifestiert; die Verbindung mit sich selbst, mit anderen, mit der Natur und mit Gott. Es ist die Dimension, die das Individuum über sein eigenes Universum hinaus erhebt und es mit seinen tiefgründigsten Problemen konfrontiert, die aus seinem Inneren hervorsprießen, in der Sehnsucht, Antworten auf seine existenziellen Fragen zu finden. Inhärent für die menschliche Verfassung ist die Spiritualität, so Paul Tillich, in verschiedenen Kulturen kodiert und symbolisch übersetzt, und bleibt eine Dimension der Tiefe des Daseins. Dieses thematische Dossier möchte Aufsätze erhalten, die sich mit den vielfältigen Möglichkeiten der Artikulation und Korrelation von Spiritualität, Kultur und Religion in den verschieden Zeiten der Geschichte und in den verschiedenen Sprachformen ihrer Erfahrung. Es ist möglich, mit den Phänomenen der spirituellen Manifestation in künstlerischen und religiösen Ausdrucksformen wie Musik, Tanz, Bildhauerei, Architektur, Kino, Fernsehserien, Comicbüchern usw. umzugehen. Dies kann in direkten als auch in indirekten Ansätzen der Spiritualität erarbeiten werden, sowie in Überzeugungen ohne institutionelle Zugehörigkeit, deren Gläubige in neueren Forschungen als "die Gläubigen ohne Religion" bezeichnet werden.

Coordenação:
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Dra. Hélyda di Oliveira (PUC Goiás)
Dra. Ivoni Richter Reimer (PUC Goiás)

Diretrizes para Autores(as)

Dossiê temático: Educação para a Paz

O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.

Thematical Dossier: Education for Peace

The contemporary context and the controversies established within society will be considered in relation to the processes of violence and invisible-making process of some layers of Brazilian population, represented by impoverished people, indigenous and Afro-Brazilian, LGBT, quilombola communities, peripheral, riverside, peasant groups, among others and among them always women, children, sick people and elderly. In this thematic dossier we propose to reflect from the question: how formative spaces and training for raising awareness regarding human dignity and the rights and duties that surround political citizenship can effectively contribute to an education that promotes peace and humanization of our social relationships? And, how do religions, through their discourses and practices, address these formative spaces with their ethics, moralities, and doctrines? How do we reflect, conceptualize and live peace in these contexts? We welcome in this volume scientific articles that socialize studies and investigations that broach the interface between education, citizen training, religions and peace.

Dosier Temático: Educación para la Paz

El contexto contemporáneo y las controversias instauradas en seno de la sociedad serán considerados en relación a los procesos de violencias y de invisibilidades de estratos de la población no sólo brasileña, representados por personas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileñas, LGBTs, Quilombolas (comunidades rurales de negros/as), de periferia, pueblos que habitan en las márgenes de los ríos, campesinos, entre otros y entre ellos a las mujeres, niños/as, las personas enfermas y ancianos/as. En este dossier temático proponemos reflexionar a partir de las preguntas: ¿cómo los espacios de formación y de capacitación para la concientización en cuanto a la dignidad humana y a los derechos y deberes que circundan la ciudadanía política, pueden contribuir efectivamente para una educación que promueva la paz y la humanización de nuestras relaciones sociales? Y, ¿cómo las religiones, por medio de sus discursos y prácticas, interpelan esos espacios formativos con sus éticas, moralidades y doctrinas? ¿Cómo reflexionamos, conceptualizamos y vivimos la paz en estos contextos? En este dosier son bienvenidos los artículos científicos que socialicen estudios e investigaciones que tematicen la interfaz entre educación, formación ciudadana, religiones y paz.

Thematisches Dossier: Erziehung und Ausbildung für den Frieden

Der gegenwärtige Kontext und die Kontroversen innerhalb der Gesellschaft werden im Zusammenhang mit den Prozessen der Gewalt und Unsichtbarkeit der nicht nur brasilianischen Bevölkerung betrachtet, die von verarmten Menschen, indigenen, afro-brasilianischen, LGBT, Quilombola, Menschen in der Peripherie, in den Flussufern und Bauern repräsentiert wird, unter denen sich immer Frauen, Kinder, kranke und alte Menschen befinden. In diesem thematischen Dossier möchten wir von der Frage her reflektieren, wie Ausbildung/Erziehung zur Sensibilisierung für die Menschenwürde, sowie für die Rechte und Pflichten im Zusammenhang mit der politischen Bürgerschaft wirksam zu einer Bildung beitragen können, die den Frieden und die Humanisierung unserer sozialen Beziehungen fördert? Und wie wenden sich Religionen in ihren Diskursen und Praktiken an diese formativen Räume mit ihren Ethik, Moralvorstellungen und Doktrinen? Wie reflektieren, konzeptualisieren und leben wir in diesen Kontexten? Wir begrüßen in diesem Dossier wissenschaftliche Aufsätze, die Studien und Untersuchungen sozialisieren, die die Schnittstelle zwischen Erziehung/Bildung, Bewusstseinsbildung, Religionen und Frieden thematisieren.

Notícias

 

Edição Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética

 
Chamada para envio de artigos para edição especial!
V. 18, 2020

Submissões até 30 de junho de 2020
 
Publicado: 2018-10-19 Mais...
 

Próximas Edições: Religião e Literatura

 
Chamada para envio de artigos para próximo dossiê!
V. 18, 2020

Submissões até 30 de setembro de 2020
 
Publicado: 2018-10-19 Mais...
 

Edição Especial: Religião e Saúde

 
Chamada para envio de artigos para edição especial!
V. 17, 2019

Submissões até 30 de outubro de 2019
 
Publicado: 2018-10-19 Mais...
 

Próximas Edições: Religião, (Des)Humanização e Política

 
Chamada para envio de artigos para próximo dossiê!
V. 18, 2020

Submissões até 30 de abril de 2020
 
Publicado: 2018-10-19 Mais...
 

Próximas Edições: Migrações, (In)tolerâncias, Solidariedade

 
Chamada para envio de artigos para próximo dossiê!
V. 18, 2020

Submissões até 30 de novembro de 2019
 
Publicado: 2018-10-19 Mais...
 

Próximas Edições: Religião e Meio-Ambiente

 
Chamada para envio de artigos para próximo dossiê!
V. 17, 2019

Submissões até 30 de setembro de 2019
 
Publicado: 2018-10-18 Mais...
 

Próximas Edições: Educação para a Paz

 
Chamada para envio de artigos para o próximo dossiê!
V. 17, 2019

Coordenação: Dra. Elisa Rodrigues (UFJF) / Dra. Hélyda di Oliveira (PUC Goiás) / Dra. Ivoni Richter Reimer (PUC Goiás)

Submissões até 27 de abril 2019
 
Publicado: 2018-10-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 16 (2018): Justiça e Direitos Humanos

Este tema contempla artigos escritos a partir de qualquer texto (livro, capítulo, perícope) tirado da Sagrada Escritura (Bíblia Hebraica e Cristã).

Sumário

Editorial

Ivoni Richter Reimer
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1-3

Apresentação do Dossiê

Ivoni Richter Reimer, Joel Antonio Ferreira
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4-14

Dossiê / Dossier

Luiz Alexandre Solano Rossi
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15-24
Matthias Grenzer, Kleber Barreto de Jesus
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25-36
Luiz José Dietrich, Vicente Artuso
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37-50
James Washington Alves dos Santos, Maria Chaves Jardim
PDF
51-61
Ágabo Borges de Sousa
PDF
62-75
Antonio Carlos Frizzo
PDF
76-92
Joel Antonio Ferreira
PDF
93-105
Claudia Janssen
106-118
Boris Agustín Nef Ulloa, Adriana Barbosa Guimarães
PDF
119-133
Ildo Perondi
PDF
134-147
Sidney Moraes Sanches
PDF
148-161

Artigos / Articles

Clelia Peretti, Rangel Max Lima Vidal, Maria de Lourdes Koerich Belli Stella
PDF
162-172
Marco Antonio Guermandi Sueitti, Júlio Cézar Adam
PDF
173-187
Pedro Kuniharu Iwashita, Rafael Gouvêa Domingues
PDF
188-202
Sandra Duarte de Souza, Claudia Poleti Oshiro
PDF
203-219

Resenhas / Reviews

Carolina Bezerra de Souza
PDF
220-224

Resumo expandido de Teses Defendidas / Theses Defended

Danilo Dourado Guerra
PDF
225-230

Relatório Final de Pesquisa

Ivoni Richter Reimer
PDF
231-242

Dissertações e Teses Defendidas no PPGCR da PUC Goiás

Ivoni Richter Reimer
PDF
243-245
Ivoni Richter Reimer
PDF
246-247

Nominata

NOMINATA DOS AVALIADORES(AS) AD HOC 2018
 
PDF
248-250