Edições anteriores

2019

v. 17 (2019): Espiritualidades

A espiritualidade é uma força unificadora da pessoa; a essência do ser que permite tudo na vida e manifesta-se em cada um de nós, na capacidade de saber e de fazer; a interconexão com o próprio, com os outros, com a natureza e com Deus/ Vida/ Força/ Absoluto/ Transcendente. É a dimensão que eleva a pessoa para além de seu universo e a coloca frente às suas questões mais profundas, as que brotam da sua interioridade, no anseio de encontrar resposta às suas perguntas existenciais. Inerente à condição humana, a espiritualidade é codificada e traduzida simbolicamente no seio das diversas culturas e nelas permanece como dimensão de profundidade, conforme afirma Paul Tillich. Este Dossiê Temático quer receber artigos que trabalhem com as muitas possibilidades de articulação e correlação entre espiritualidade, cultura e religião, nas mais diversas épocas e linguagens. Pode-se trabalhar o fenômeno da manifestação da espiritualidade em expressões religiosas e artísticas como música, dança, escultura, arquitetura, cinema, seriados e histórias em quadrinhos, entre outras, tanto em abordagens diretas quanto indiretas de espiritualidade, bem como crenças sem uma base institucional, cujas pessoas são denominadas nas últimas pesquisas como “os crentes sem religião”.

2018

v. 16 (2018): Justiça e Direitos Humanos

Este tema contempla artigos escritos a partir de qualquer texto (livro, capítulo, perícope) tirado da Sagrada Escritura (Bíblia Hebraica e Cristã).

v. 16 (2018): Catolicismos na sociedade global

A secularização e as mudanças culturais conectadas com os processos de globalização tem tido um forte impacto sobre o catolicismo no mundo contemporâneo. Nesse sentido é importante entender em que medida a instituição Igreja Católica em particular, e o catolicismo em geral, continuam exercendo influência no mercado de bens de salvação. Apesar da crise de importância da instituição católica em alguns contextos, como no europeu, continua havendo uma presença significativa do catolicismo na cultura global. Entende-se que por um lado, a Igreja Católica, no Brasil por exemplo, é uma instituição com uma capacidade impressionante de controlar suas dissidências e de negociar visões opostas dentro de si mesma. Por outro lado, é preciso reconhecer que ela se encontra numa situação cada vez mais crítica para manter a fidelidade de seus membros, diante da crescente autonomia dos indivíduos em relação às instituições religiosas e da enorme diversidade de ofertas concorrentes. Em tal contexto, é necessário compreender como a Igreja e os grupos e movimentos católicos têm administrado seus recursos, que modalidades de reação ou adaptação têm esboçado frente a essa nova conjuntura. O presente dossiê pretende contribuir para a compreensão do lugar do catolicismo na sociedade contemporânea, seja no Brasil, na América Latina e no contexto global. São bem vindos textos originais, artigos, discussões de pesquisas empíricas, estudos de caso e resenhas que elaborem em torno deste núcleo temático.











2007

Capa da revista

v. 5, n. 1 (2007)

O templo 'Wat Ounalom' em Phnom Penh, Camboja. BOULANGER, Martin (2006).