v. 17 (2019)

Educação para a Paz

DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17.n2.2019

O contexto contemporâneo e as controvérsias instauradas no seio da sociedade serão considerados no que dizem respeito aos processos de violências e de invisibilizações de camadas da população não apenas brasileira, representadas por pessoas empobrecidas, comunidades indígenas, afro-brasileiras, LGBTs, quilombolas, de periferia, ribeirinhas, campesinas, dentre outras e entre elas sempre mulheres, crianças, pessoas doentes e idosas. Neste dossiê temático propomos refletir a partir da pergunta: como os espaços de formação e de capacitação para a conscientização quanto à dignidade humana e aos direitos e deveres que circundam a cidadania política podem efetivamente contribuir para uma educação que promova a paz e a humanização das nossas relações sociais? E, como as religiões, por meio de seus discursos e práticas, interpelam esses espaços formativos com suas éticas, moralidades e doutrinas? Como refletimos, conceituamos e vivemos a paz nesses contextos? São bem-vindos neste dossiê artigos científicos que socializem estudos e investigações que tematizem a interface entre educação, formação cidadã, religiões e paz.

Sumário

Editorial

Ivoni Richter Reimer
PDF
431-435

Apresentação do Dossiê

Ivoni Richter Reimer, Elisa Rodrigues, Hélyda di Oliveira
PDF
436-444

Dossiê / Dossier

Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira, Joilson de Souza Toledo
PDF
445-459
Klaus Vellguth
460-471
Paulin Poucouta
472-481
Michael Amaladoss, S. J.
482-491
Claudete Beise Ulrich, Martinélia Rodrigues de Almeida Grasselli
PDF
492-507
Renan da Costa Ferreira, Laude Erandi Brandenburg
PDF
508-522
Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino
PDF
523-540
Arlete Silva Acciari
PDF
541-556
Hélyda Di Oliveira
PDF
557-573
Alvori Ahlert, Neiva Feuser Capponi
PDF
574-589
Fábio da Silva Santos, Maria Virgínia de Salles Garcez
PDF
590-605
Francisco Mário de Sousa Silva
PDF
606-620
Nayla Tabbara, Michelle Moubarak
621-634

Artigos / Articles

Nádia Mendes de Moura
PDF
635-648
Claudia Danielle Andrade Ritz
PDF
649-668
Michele dos Santos Dias, Renato Kirchner
PDF
669-687
Carolina Teles Lemos
PDF
688-708
Flávio Senra, Bruna Thamires da Silva Leite
PDF
709-726
Ney de Souza
PDF
727-740
Edelcio Ottaviani, Anderson Frezzato
PDF
741-756
Jaime Benito Condori
757-770
Liniker Xavier
PDF
771-790
José Ademar Kaefer
PDF
791-808

Entrevistas / Interviews

Nathália Ferreira Sousa Martins
PDF
809-815

Resenhas / Reviews

BEOZZO, Pe. José Oscar; FRANCO, Cecília Bernardete (Orgs.). Educar para a paz em tempos de injustiças e violência. São Paulo: Paulus, 2016.
Fernanda Marina Feitosa Coelho
PDF
816-819

ARTIGO REVISÃO DE PESQUISA

Daniela Aparecida Silva Sales, Ademilson Batista Paes
PDF
820-850