As Abordagens Pluralistas sobre Identidade e Diferença e a Gestão da Escola Pública

Rubens Luiz Rodrigues

Resumo


Resumo: no atual contexto da educação escolar, mudanças significativas foram elaboradas no tratamento do tema da pluralidade cultural, atribuindo um lugar de destaque aos conceitos de identidade e diferença. A perspectiva central desse texto é de problematizar esses conceitos, respondendo ao desafio de se reformular suas orientações. Nesse sentido, se faz pertinente analisar essas abordagens que propõem
mudanças no campo da educação e, especificamente, compreender suas consequências para a gestão da escola. Como os fundamentos teóricos de uma pedagogia da
identidade e da diferença se articulam na gestão da escola? Para que e para quem serve a pedagogia da identidade e da diferença? Como sujeitos e processos são valorizados
frente à pedagogia da identidade e da diferença?
Palavras-chave: Gestão. Igualdade e diferença.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v16i1.2775

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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