A Contribuição da Música Folclórica no Desenvolvimento da Criança

Cleudet de Assis Scherer

Resumo


Este texto objetiva discutir as relações existentes entre o desenvolvimento psíquico e a música folclórica no contexto da Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que a música constitui uma importante forma de comunicação e expressão humana e carrega em si traços de história, cultura e identidade social que são por ela transmitidos e desenvolvidos. O estudo bibliográfico baseia-se no referencial de autores da perspectiva histórico-cultural, em especial, Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979) e Luria (1902-1977), segundo os quais o desenvolvimento humano ocorre por meio da interação social, do coletivo e da mediação no processo de apropriação do conhecimento elaborado historicamente pela humanidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v13i2.1416

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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