As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino

Beatriz Aparecida Zanatta

Resumo


Com o objetivo de subsidiar a discussão na disciplina Didática da Geografia, o artigo apresenta uma reflexão sobre os fundamentos teórico-metodológicos das propostas de ensino de Geografia, bem como um panorama dos resultados das pesquisas sobre a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. A conclusão indica o entendimento de que as propostas em estudo podem ser situadas no âmbito de duas abordagens, a histórico-crítico-dialética e a fenomenológico-hermêutica. Em relação às práticas, o que se percebe é o distanciamento em relação à produção acadêmica sobre o ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v13i2.1419

Direitos autorais

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 01/08/2019)
País Usuários
Brasil 24.984
Estados Unidos 768
Portugual 385
França 296
Moçambique 215
Angola 200
Espanha 78
Reino Unido 68
México 49
Total 27.878

Fonte: Google Analytics.