A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino

Yves Lenoir, Joana Peixoto, Cláudia Helena dos Santos Araújo

Resumo


Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado
para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ?intervenção educativa. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente,
os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar
entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor.
Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v14i1.1614

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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