A Instabilidade da Instituição Escolar

Vanilda Paiva

Resumo


Resumo: este artigo, embora relacione instituição escolar pública e privada, foca a instabilidade da primeira por meio de uma reflexão que destaca a trajetória desta instituição antes dos anos 1960, e após esse período. No contexto das atuais mudanças sociais, econômicas e culturais pelas quais passa a sociedade, indaga sobre a necessidade de uma nova escola pública, assinalando a instabilidade e a radical segmentação que a perpassa. Conclui, todavia, argumentando que apesar desses problemas, o sistema público brasileiro é suficientemente robusto para não se deixar sucumbir a eles.
Palavras-chave: instituição escolar pública brasileira; instituição escolar privada; segmentação e instabilidade escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v14i1.1615

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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