Alfabetização Científica e Técnica no Contexto do Ensino Profissionalizante

Arleide Rosa da Silva, Fernando Teixeira

Resumo


Resumo: a Educação Profissional e Tecnológica requer contextos de aprendizagem marcados
por projetos educativos contextualizados com a realidade. Gerard Fourez defende que a educação científica seja abordada através de atividades geradoras utilizando projetos
interdisciplinares, representando situações concretas. O artigo estabelece análise comparativa entre atividades desenvolvidas em um Curso Técnico de Meio Ambiente e a metodologia pedagógica interdisciplinar, conhecida como Alfabetização Científica e Técnica, através da construção de Ilhas de Racionalidade. Analisa a ciência disciplinar e a tecnologia e suas influências no conhecimento escolar, traçando paralelo com os objetivos estabelecidos para a educação de nível técnico.
Palavras-chave: Ensino profissionalizante. Alfabetização científica e técnica. Ensino por competências. Modelos interdisciplinares

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v14i1.1618

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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