A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira

Maria Elisabeth Blanck Miguel

Resumo


O trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v10i1.175

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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