A Difusão dos Saberes e Práticas Escolares na Pedagogia Nova: o livro como dispositivo estratégico

Virginia Sales Gebrim

Resumo


Esse trabalho objetiva explicitar as possíveis relações entre a pedagogia nova no Brasil e o florescimento no mercado editorial brasileiro, nas primeiras décadas do século XX, de projetos de natureza educativa. Nesse período destacamse iniciativas de educadores como Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, entre outros, que criaram, fomentaram e organizaram coleções pedagógicas, dirigidas especialmente aos professores. Ressalto nesse estudo que essas coleções funcionaram como dispositivos estratégicos de conformação, ou melhor, de divulgação e disseminação de saberes e práticas escolares identificadas com uma filosofia educacional: a pedagogia nova.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v10i1.176

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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