A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia

Aldimar Jacinto Duarte

Resumo


Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens
pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste
de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que
os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se
analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou
evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de
escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual.
Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona,
ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção
propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade
e o bairro em que residem.

Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v15i2.2519

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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