A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no Brasil

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Maria Cristina Dutra Mesquita

Resumo


Resumo: este artigo discute a participação do Estado nas políticas públicas educacionais, com enfoque de questões que envolvem o financiamento da educação brasileira. Abordamos os percentuais investidos, o custo aluno da Educação Básica,
Superior e o ProUni. Intentamos por meio da dialética materialista, interpretar o movimento do real desvelando suas contradições, principalmente a luta das classes
sociais na apropriação dos fundos públicos. A pesquisa quantiqualitativa foi utilizada como possibilidade de estudo do objeto e propiciou às pesquisadoras compreender
as relações entre as políticas públicas de financiamento na concretização do acesso, permanência e conclusão na educação pública, compreendida como direito subjetivo.
Palavras-chave: Educação. Neoliberalismo. Políticas públicas. Financiamento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v16i2.3098

Direitos autorais

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 02/05/2019)
País Usuários
Brasil 20.979
Estados Unidos 691
Portugual 335
França 289
Moçambique 171
Angola 150
Espanha 69
Reino Unido 67
México 42
Russia 42
Total 23.304

Fonte: Google Analytics.