As violências nas escolas a partir da Consciência do "Senhor" e do "Escravo"

Diogo Acioli Lima, Luiz Síveres, Candido Alberto Gomes

Resumo


Resumo: Este estudo de casos múltiplos analisou cinco escolas públicas do Distrito Federal, focalizando as violências praticadas entre estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados revelaram a formação de grupos em disputa de poderes, caracterizando-se como ?senhores e ?escravos. A escola se configura como reflexo de contextos sociais violentos
e, simultaneamente, um laboratório de violências. Propõem-se os projetos sociais como uma alternativa para a diminuição da violência.

Palavras-chave: educandos, filosofia e educação, instituições de ensino fundamental, meio social, violência escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v17i1.3594

Direitos autorais

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 02/05/2019)
País Usuários
Brasil 20.979
Estados Unidos 691
Portugual 335
França 289
Moçambique 171
Angola 150
Espanha 69
Reino Unido 67
México 42
Russia 42
Total 23.304

Fonte: Google Analytics.