A indisciplina e a rebeldia da criança e do adolescente na escola como pedidos de socorro

João Clemente Souza Neto, José Valdo Santana

Resumo


Resumo: Este trabalho busca descrever as implicações e imbricações do cotidiano escolar e familiar na vida da criança e do adolescente. As reflexões que apresenta são resultantes de uma pesquisa sobre o fenômeno da indisciplina, realizada numa escola pública da Zona Sul da cidade de São Paulo. Utiliza a metodologia de estudo de caso e traz como resultado que a indisciplina pode ser um pedido de socorro, conforme Winnicott.

Palavras-chave: pedido de socorro, indisciplina, socialização, família, escola.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v17i1.3595

Direitos autorais

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 18/06/2019)
País Usuários
Brasil 23.489
Estados Unidos 762
Portugual 366
França 293
Moçambique 204
Angola 184
Espanha 75
Reino Unido 67
México 46
Total 26.138

Fonte: Google Analytics.