A FUNO MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAGGICA ONLINE

Joana Peixoto, Cláudia Helena dos Santos Araújo

Resumo


Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto.

Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18i1.4254

Direitos autorais 2015 Educativa

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 02/05/2019)
País Usuários
Brasil 20.979
Estados Unidos 691
Portugual 335
França 289
Moçambique 171
Angola 150
Espanha 69
Reino Unido 67
México 42
Russia 42
Total 23.304

Fonte: Google Analytics.