A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO COMERCIAL NO BRASIL

Marcelo Soldão, Macioniro Celeste Filho

Resumo


O Objetivo deste trabalho é o apresentar alguns aspectos da história do ensino comercial no Brasil desde o século XIX até a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em todo o território nacional, em 1946. O texto apresenta a trajetória dessa modalidade de ensino iniciada de forma empírica, direcionada às classes menos favorecidas com a proposta de educar as pessoas e promover o desenvolvimento econômico do país. As décadas de 1930 e 1940 ocupam espaço privilegiado neste artigo por serem consideradas o período de institucionalização dessa modalidade de ensino e de grandes transformações políticas e educacionais no Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v23i1.5410

Direitos autorais 2021 Marcelo Soldão, Macioniro Celeste Filho

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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