A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?

Paulo Sérgio Garcia

Resumo


Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores.

Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5414

Direitos autorais 2017 Paulo Sérgio Garcia

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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