The Non-Conventional Internship and its Contributions to Teachers’ Education and Training

Vanessa Gabassa, Carime Rossi Elias, Vanessa Cristina Girotto

Resumo


Abstract: the article presents the results of the analysis of two supervised internship experiences carried out in non-conventional educational sites. It is a documentary research whose corpus consisted of reports written by interns of the Graduate School of Education. Three categories came out of the material analysis: a) usefulness / functionality of the internship in non-educational contexts; b) differentiating elements (compared to schools) found at the internship sites c) feelings associated with the experience gained in the internship. The results show that the internship in teachers’ education and training can also be thought of from non-conventional educational sites.

O estágio não convencional e suas contribuições à formação docente

Resumo: o artigo apresenta resultados da análise de duas experiências de estágio supervisionado realizadas em espaços educativos não convencionais. Trata-se de pesquisa documental cujo corpus consistiu em relatórios elaborados por estagiários do Curso de Pedagogia. Da análise do material decorreram três categorias: a) utilidade/funcionalidade da realização do estágio em contexto não escolar; b) elementos diferenciadores (comparados com a escola) encontrados no campo de estágio e c) sentimentos associados à experiência vivida no estágio. Os resultados mostram que o estágio na formação docente pode ser pensado também a partir de espaços educativos não convencionais.

Palavras-chave


Internship; Formal and non-conventional education; Teachers Education and Training; Estágio; Educação Formal não Convencional; Formação Docente

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico. Goiânia, 2015.

ELIAS, Carime Rossi. Diálogos entre circo e academia em uma experiência de estágio. Espaço Acadêmico, 2016.

FERREIRA, Danilo; MANHENTE, Wanessa; GODOY, João Paulo. Projeto Pedagógico-SETE: parceria com o estágio da Faculdade de Educação/UFG, 2017.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MELLO, Roseli; BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

MENGA, Lüdke e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1989.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional De Pedagogia Social, 1, 2006.

LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para Ciências Humanas. 9ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

OLIVEIRA, M. Walderes; SILVA, Petronilha Beatriz G.; GONÇALVES JÚNIOR, Luis; GARCIA-MONTRONE, Aida Vitória; JOLY, Ilza Zenker. Processos Educativos em Práticas Sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. Anais. 32ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PRADOS GALLARDO, MARIA del Mar; GÓMEZ DEL CASTILLO, MARIA Teresa y AGUILERA, Antonio. Comunidades de aprendizaje: ¿qué aportan a los voluntarios y voluntarios universitarios? Revista Complutense de Educación, nº 27, v.2, p.551-570, 2016.

PROJETO BRASIL DE CABO A RABO. Circo Laheto, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i2.6242

Direitos autorais 2018 Vanessa Gabassa, Carime Rossi Elias, Vanessa Cristina Girotto

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Flag Counter