HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA AMÉRICA LATINA: ALGUMAS ABORDAGENS ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO

Magda Sarat

Resumo


O objetivo deste dossiê é fazer um breve panorama da história da educação da criança presente em pesquisas no Brasil, Argentina, Colômbia e México, priorizando uma rede de investigadores/as que têm como centro de suas abordagens a educação da infância, a partir de diferentes perspectivas e fontes documentais. Tais investigações permitem dar visibilidade a história da educação e a escolarização de meninos e meninas apontando o lugar e o direito a educação conquistados ao longo do século XX nos países envolvidos. Portanto, priorizando a História da Infância em diálogo com a Pedagogia, Sociologia e Política pretendemos contribuir com a reflexão na América Latina, constituindo uma rede de investigação que busca analisar, comparar e consolidar teórica e empiricamente a trajetória das crianças e infâncias destes países.

Palavras-chave


História da Educação; Criança; América Latina

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Referências


ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v21i2.6574

Direitos autorais 2019 Magda Sarat

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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