EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INCLUSÃO SOCIAL NOS PERCALÇOS DA EXCLUSÃO DIGITAL

Júlio César dos Santos

Resumo


A educação a distância é uma ação social e política que pode, e visa, diminuir a exclusão social? É fato que os modelos hegemônicos de EAD trazem à tona a exclusão digital, base para implementação de programas de governo. Colocada numa encruzilhada crítica, formada pelo acesso às TDIC e a inclusão social através da educação, o que se evidencia é a impossibilidade de se atingir tal objetivo através do modelo que se propõe. Na prática a educação a distância é pouco destinada à população digitalmente excluída e mais ao benefício de empresas do setor. Neste artigo se pretende discutir a relação entre inovação tecnológica e inclusão social, via inclusão digital.

Palavras-chave


Educação a Distância. Inclusão Social. TDIC. Exclusão digital. Mediação. Distance Education. Social Inclusion. ICT. Digital Exclusion. Mediation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i3.6838

Direitos autorais 2018 Júlio César dos Santos

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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