INCLUSÃO DIGITAL INDUZIDA: PROBLEMAS E PROPOSTAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR

Patricia Graziely Antunes de Mendonça, Cristiano Maciel, Kátia Morosov Alonso

Resumo


A inclusão digital induzida, proporcionada pelos governos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, por meio de projetos e programas que distribuem equipamentos de informática e Internet às escolas públicas foi o objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo foi analisar como se deu a implantação e execução desses programas e projetos em escolas que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Cuiabá - MT (EMIEP e Proeja). Foram identificadas quatro dimensões que agrupam os principais problemas que ocorrem durante a execução dessas iniciativas nessas escolas, culminando em uma discussão de perspectivas que possibilitariam minimizar tais problemáticas.

Palavras-chave


Ensino médio e tecnologias. Inclusão digital no ensino médio. Inclusão digital induzida. High school and technology. Digital inclusion in high school. Induced digital inclusion.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i3.6839

Direitos autorais 2018 Patricia Graziely Antunes de Mendonça, Cristiano Maciel, Kátia Kátia Morosov Alonso

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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