A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Isaíde Bandeira da Silva, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousa

Resumo


Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.

Palavras-chave


Questão indígena. Ensino de História. Livro didático. Indigenous question. History teaching. Didactics Book.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i3.6842

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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