CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima, Araci Asinelli-Luz

Resumo


o artigo tem por objetivo refletir, a partir das contribuições de Hannah Arendt, sobre a violência escolar. Compreende-se a complexidade e amplitude da violência no ambiente escolar, entendendo este espaço como local de socialização e construção do conhecimento e cidadania. Percebe-se que uma educação sem o discurso da ação e do diálogo, sem protagonismo dos atores sociais e escolares, é passível de violência. Portanto, há a necessidade de mudança de paradigmas para se estabelecer uma Cultura de Paz e tolerância nas escolas, bem como a reflexão de novos mecanismos de enfrentamento e valorização dos direitos humanos.

Palavras-chave


Violências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v21i1.7176

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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