O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR

Daniele Lopes Oliveira

Resumo


Com fundamento teórico no pensamento de Hannah Arendt, a pesquisa teve como objeto processos administrativos junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás e processos judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em que a escola era parte. O objetivo foi identificar as ações mais frequentes, seu sentido em relação às esferas de representação escolar e os tipos de ações mais frequentes, tendo em vista compreender as razões da busca da égide judicial para a solução de lides escolares. Na análise dos dados discutiu-se o processo de judicialização e seus efeitos na escola e na atuação do professor. E foi submetido um questionário sem identificação aos professores a fim de cooperar com os subsídios à pesquisa. Concluiu-se que o processo de judicialização retira do professor seu protagonismo e sua capacidade de pensar e de julgar, privando a escola do exercício da reflexão, com danos à ação, linguagem e pensamento.

Palavras-chave


Judicialização; Educação; Violência; Democracia; Política; Judiciary; Education; Violence; Democracy; Politics.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v21i1.7186

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