Na Trilha de Michel Foucault: a Imprudência de Ensinar Arte na Escola

Ana Rita da Silva, José Ternes

Resumo


O presente texto discute a pertinência de um projeto de arte-educação aportado no pensamento de Michel Foucault, levando em consideração as peculiaridades da relação com o objeto de conhecimento, explicitadas por essa vertente, em dissintonia com o projeto de educação existente no sistema educacional brasileiro. Para construir estas reflexões, percorremos brevemente os três solos epistemológicos analisados por Foucault como distintas disposições de pensamento e suas rupturas, o ponto de vista do autor sobre a arte e sua análise de algumas obras, e, por fim, o que consideramos válido para um projeto de arte-educação na escola a partir dos referenciais foucaultianos.

Palavras-chave


Arte; Educação; Pensamento foucaultiano.

Referências


EISNER, E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/eisner.pdf. Acesso em: 22.06.2009.

FOLCAULT, M. As palavras e as coisas. Trad. Salma T. Buchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOLCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. In: MOTTA, M. M. B. da. (org.). Ditos e escritos. Trad. BARBOSA, I. A. D. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. V. 3.

FOLCAULT, M. La pintura de Manet. Trad. VILAGRASSA, R. Alpha Decay, s/d. Disponível em: https://monoskop.org/images/1/1d/Foucault_Michel_La_pintura_de_Manet.pdf Acesso em: 11.06.2015.

LAGÔA, M. B. da R. O avesso do visível – poética de Paul Klee. ALEA, v. 8, n. 1, p. 127-135, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2006000100009. Acesso em: 01.06.2015.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28. mar. 2012.

MOTTA, M. M. B. da. Prefácio. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. In: Ditos e escritos. Trad. BARBOSA, I. A. D. Rio de Janeiro: Forense Universitária, v. 3, p. 09-49, 2009.

TERNES, J. Foucault, a escola, a imprudência do ensinar. In: GONDRA, J. e KOHAN, W. Foucault, 80 anos. Belo Horizonte: autêntica, 2006. p. 93-107.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7380

Direitos autorais 2020 ana rita da silva, José Ternes

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.