ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GESTO ESCOLAR

Jadir de Morais Pessoa, José Adelson da Cruz

Resumo


Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v11i2.883

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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