APONTAMENTOS SOBRE A NOO DE CONHECIMENTO E O PROCESSO DE INVESTIGAO NAS CINCIAS HUMANAS

Maria Teresa Canezin Guimarães, Maria de Araújo Nepomuceno

Resumo


Este trabalho reúne apontamentos que articulam reflexões sobre alguns aspectos que permeiam a questão da produção do conhecimento no campo das Ciências Humanas, e por inferência, no campo da educação. No percurso dos apontamentos feitos, interessou indagar mais especificamente sobre a natureza das Ciências Humanas e os desafios principais com os quais elas se defrontam. Trata: dos sujeitos e objetos do conhecimento; das questões essenciais que permeiam as Ciências Humanas; das relações entre conhecimento e poder; do processo de pesquisa e da importância da leitura dos clássicos para a formação do pesquisador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v12i1.896

Direitos autorais

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 01/08/2019)
País Usuários
Brasil 24.984
Estados Unidos 768
Portugual 385
França 296
Moçambique 215
Angola 200
Espanha 78
Reino Unido 68
México 49
Total 27.878

Fonte: Google Analytics.