Análise comportamental de padrões parentais a partir da noção de autocontrole e impulsividade

Bruno Jorge de Sousa, Cristiano Coelho

Resumo


O presente artigo objetivou a análise conceitual de estilos ou padrões parentais a partir das noções de autocontrole e impulsividade encontradas na literatura sobre comportamento de escolha em Análise do Comportamento partindo-se da contextualização das discussões encontradas no desenvolvimento de ideias econômicas e suas críticas. A revisão sobre os modelos de estilos parentais de referência presentes na literatura sugere uma divergência entre os modelos explicativos tipológicos e produções em Análise do Comportamento. Proposições sobre escolha racional do campo da microeconomia e os desdobramentos a partir da crítica à racionalidade foram analisadas com apresentação das teorias da utilidade e dos prospectos. Considerando processos de impulsividade e autocontrole, o exame a partir da Análise do Comportamento indicou que as teorias normativas econômicas não preveem a reversão da preferência de escolhas parentais de métodos educacionais dos filhos em decorrência da alteração do valor subjetivo dos reforçadores por atraso e probabilidade. A análise relacionou escolha e preferência dos pais sobre métodos educacionais à imediaticidade e certeza do uso da punição no controle do comportamento filial, e atraso e probabilidade como parâmetros necessariamente encontrados no uso de reforço como método educacional, caracterizando respectivamente padrões parentais impulsivo e autocontrolado.

This article aimed at the conceptual analysis of parental styles based on the notions of self-control and impulsiveness found in the literature on behavior of choice in Behavior Analysis, from the contextualization of the discussions found in the development of economic ideas and their criticisms. The review of models of parenting styles of reference in the literature suggests a divergence between typological models and productions in Behavior Analysis. Propositions about the rational choice of the field of microeconomics and the unfolding from the critique to the rationality were analyzed with presentation of theories of utility and prospects. Considering processes of impulsivity and self-control, the analysis from the Behavior Analysis indicated that economic normative theories do not predict the reversal of the preference of parental choices of the educational methods of the children as a result of the alteration of the subjective value of the reinforcers by delay and probability. The analysis related parents' choice and preference about educational methods to the immediacy and certainty of the use of punishment in the control of filial behavior, and delay and probability as parameters necessarily found in the use of reinforcement as an educational method, respectively characterizing impulsive and self-controlled parental patterns.
Key words: Choice behavior. Parenting styles. Self-control. Impulsiveness.

Palavras-chave


Comportamento de escolha; Estilos parentais; Autocontrole; Impulsividade

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/evs.v46i1.7243

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EVS | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-781X | Qualis B3

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