PERFORMANCES CULTURAIS: O OLHO PELO QUAL ENXERGAMOS A NÓS MESMOS

José Carlos Lima Costa

Resumo


O presente artigo busca debater sobre o conceito de performances culturais, no intuito de compreender a cultura como um espaço de reflexão sobre as práticas humanas. As performances posicionam os indivíduos que delas participam tanto como espectadores quanto como agentes de seus próprios processos sociais, pois, em seus movimentos reflexivos, deixam descobertas as estruturas da sociedade e da cultura. Vale ressaltar que a cultura está em constante movimento, ela é dinâmica e instável, e não deve ser encarada como algo fixo e imutável. São estas as perspectivas analisadas aqui, levando em consideração o recorte das performances culturais como um campo interdisciplinar.

Palavras-chave


Performances Culturais; Cultura; Fronteiras Políticas;Tradições.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBA, Eugenio. The Paper Canoe: a guide to theatre anthropology. Translated by Richard Fowler. New York: Routledge, London and New York, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2014.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008.

CUCHE, Denys. A noção da cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.

D’INCAO, Maria Ângela. Mulher e Família burguesa. In: PRIORE, Mary Del. História das mulheres no Brasil. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FERRETTI, Mundicarmo. Tambor de Mina e Umbanda: o culto aos caboclos no Maranhão. Jornal do CEUCAB-RS: O Triângulo Sagrado, ano III, n. 39, 1996.

FERRETTI, Sérgio. Tambor de Crioula: ritual e espetáculo. 3. ed. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

MARX, K.; ENGELS, F. Sobre literatura e arte. 4. ed. Lisboa: Estampa, 1974.

SCHECHNER, Richard. Between Theatre and Anthropology. University of Pennsilvania Press, 1985.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e o teatral. Cadernos de Campo, n. 20, p. 213-236, 2011.

SINGER, M. Traditional India: Structure and Change. Philadelphia, Pennsylvania: American Folklore Society, 1972.

TURNER, Victor W. Foreword. In: TURNER, Victor W. Between theatre and anthropology. Philadelphia: UPP, 1985.

TURNER, Victor W. The anthropology of performance. New York: Performing Arts Journal, 1988.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v28i3.6628

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis B3

Visitantes - (01/01/2006 - 08/11/2018)
País Usuários
Brasil 19.140 - 89,25%
Estados Unidos 732 - 3,41%
Portugal 385 - 1,80%
França 274 - 1,28%
Moçambique 151 - 0,70%
Angola 98 - 0,46%
Índia 59 - 0,28%
Peru 54 - 0,25%
Chile 50 - 0,23%
Total 21.250

Fonte: Google Analytics