PONTOS DE CONTATO ENTRE O CINEMA E AS PERFORMANCES CULTURAIS

Wertem Nunes Faleiro, Lisandro Nogueira

Resumo


É possível estudar o Cinema Clássico sob o viés interdisciplinar das Performances Culturais? Para responder essa questão, verificamos maneiras de relacionar os dois campos confrontando autores e elementos da forma e conteúdo da linguagem cinematográfica com textos de Schechner, expoente teórico das performances. Encontramos pontos de contato que contribuem para assentar pesquisas entre as duas áreas e servir como ponto de partida para outros estudos.

Palavras-chave


Cinema; Performances; Melodrama; Ritual; Drama. Cinema. Performances. Melodrama. Ritual. Drama.

Texto completo:

PDF

Referências


BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano. In: RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria contemporânea do Cinema. v. II. São Paulo: Editora Senac, 2005.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. Tradução de Marcelle Pithon e Regina Machado. São Paulo: Perspectiva, 1969. (Coleção Debates).

BURKE, Peter. O mundo como teatro. Lisboa: Difel, 1992.

CAMARGO, Robson Corrêa de. Marvin Carlson: Performance: a Critical Introduction, uma breve crítica da edição em português. In: PETRONÍLIO, Paulo; CAMARGO, Robson Corrêa de (Org.). Corpo, estética e diferença e outras performances nômadas. São Paulo: Edições Paulíneas, 2016.

MASCARELLO, Fernando (Org). História do cinema mundial. Campinas-SP: Papirus, 2006. (Coleção Campo Imagético).

SCHECHNER, Richard. Between Theater & Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Tradução de Ana Letícia de Fiori. Cadernos de Campo 2 – Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social, São Paulo, n. 20, p. 213-236, 2011a.

SCHECHNER, Richard. Performers e espectadores – transportados e transformados. Moringa, João Pessoa, v. 2, n. 1, 155-185, jan./jun. 2011b.

SINGER, Milton. Traditional India: structure and change. Edited by Philadelphia the American folklore society, 1959.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução de Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.

VIEIRA, Ana Bigotte; SALGADO, Ricardo Seiça. Uma tarde com Richard Schechner. 2009. In: LIGIÉRO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2008a.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência. 4.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2008b.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v28i3.6686

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis B3

Visitantes - (01/01/2006 - 08/11/2018)
País Usuários
Brasil 19.140 - 89,25%
Estados Unidos 732 - 3,41%
Portugal 385 - 1,80%
França 274 - 1,28%
Moçambique 151 - 0,70%
Angola 98 - 0,46%
Índia 59 - 0,28%
Peru 54 - 0,25%
Chile 50 - 0,23%
Total 21.250

Fonte: Google Analytics