COMUNICAÇÃO, RELIGIOSIDADE E CULTURA POPULAR: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DAS RENOVAÇÕES EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Francisco Mário de Sousa Silva, Waléria Maria Menezes de Morais Alencar, Ademar Maia Filho, Michel Monteiro Ferreira, Verônica Salgueiro do Nascimento

Resumo


Esta pesquisa objetivou compreender aspectos da comunicação, religiosidade e cultura popular, a partir das Renovações ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, em Juazeiro do Norte, município localizado na Região do Cariri Cearense. Para esta compreensão, utilizou-se como principal instrumento metodológico, a pesquisa participante, concretizada entre julho de 2017 e julho de 2018. Os resultados foram avaliados sob a perspectiva qualitativa, a partir da triangulação de dados. Constatou-se que, a devoção, é uma expressão religiosa híbrida que, reflete aspectos culturais e religiosos locais, perpetuados por meio da comunicação da fé. Por fim, salienta-se a relevância de estudos que contemplem características religiosas e culturais, a partir do campo da comunicação, reforçando a compreensão da comunicação como, aspecto intrínseco as dinâmicas socioculturais.

Palavras-chave


Comunicação, Religiosidade, Cultura Popular. Communication. Religiosity. Popular Culture.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v28i4.6809

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