Próximas Edições: MATERIALIZANDO A HISTÓRIA: O PASSADO HUMANO ATRAVÉS DA CULTURA MATERIAL

A História se manifesta nas sociedades humanas, principalmente, na forma de documentos escritos, de materiais imagéticos e na sua forma oral. Entretanto, neste dossiê apresentaremos outro aspecto deste registro: o material. O dossiê Materializando a História: o passado humano através da cultura material abordará estudos sobre vestígios arqueológicos como artefatos em líticos, cerâmicas, louças, vidros e metais, ou estruturas como edificações e modificações físicas na paisagem.
Concebemos a materialidade humana enquanto elemento de subjetivação; assim como a única categoria de análise que perpassa pelos longínquos contextos temporais, desde períodos totalmente desvinculados das memórias vivas, até os tempos atuais; a entendemos igualmente como elemento dinâmico nos contextos humanos, com potencialidade de captar particularidades da alteridade humana; enquanto inerente às sociedades humanas, ela é constituída de símbolos e, portanto, além de seu aspecto funcional tem potencial para agenciar o modo pelo qual sociedades humanas organizam e avocam a própria vida social.
Nesta perspectiva, o presente dossiê visa fomentar discussões acerca da materialidade presente em diferentes sociedades e períodos temporais e convida autores a submeterem artigos que tratem dessa questão por meio de dados coletados em campo, estudo de coleções e/ou sítios.