Flanando na Praça: relato de uma experiência fotojornalística-literária

laene Mucci Daniel, Mariana Ramalho Procópio

Resumo


Este trabalho relata a experiência fotojornalística-literária do projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa “Flanando na praça: narrativas em fotolegendas nos espaços públicos de Viçosa. O olhar literário de “ouvir a praça com os olhos” tem gerado relatos literário-jornalísticos e novas visualidades: registros do que tem afetado os futuros jornalistas.

Palavras-chave


Perspectiva midiático-literária; Jornalismo literário; Flanando; Fotolegendas

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Gustavo & RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de comunicação. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. 9ª ed. Trad. Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago, 2007.

COSTA FILHO, Paulo Celestino da. Jornalismo Público: por uma nova relação com os públicos. In: Revista Organicom, ano3, n.4, 2006. Disponível em http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/viewFile/59/193 Acesso em 24/10/2011.

DO RIO, João. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

HERSCHMANN, M.; PEREIRA, C. A. M. (Orgs). Mídia, Memória e Celebridades: estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005.

SIMS, N. Literary Journalism. USA: Ballantine Books, 1999.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2001




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v8i1.6379

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis B4

Flag Counter