Desafios metodológicos para discutir o potencial da cidadania comunicativa exercida na interação entre parlamentares e cidadãos nas mídias digitais

Carolina Zafino Isidoro

Resumo


O presente artigo é um recorte sobre a metodologia utilizada em dissertação de mestrado sobre a comunicação nas fanpages, na qual se discute sobre o desafio da cidadania na interação entre parlamentares e cidadãos no ambiente da mídia digital.  Para investigar a comunicação e a interação como expressões da cidadania, foi preciso, inicialmente, elaborar um raciocínio para pesquisar utilizando métodos digitais na pesquisa documental e na análise de conteúdo. Sem exaurir a questão, o artigo pretende se debruçar sobre as possibilidades de metodologias para a investigação no âmbito virtual e contribuir com outros estudos.

Palavras-chave


comunicação, interação, mídias digitais, cidadania, internet

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, PT: Edições 70, 2010.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. Disponível em: < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisasquantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2018.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Meridional, 2011.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

ISIDORO, Carolina Z. A COMUNICAÇÃO NAS FANPAGES: o desafio da cidadania na interação entre deputados e cidadãos. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Informação e de Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

MORAES, A; SIGNATES, L.. (Org.). Cidadania Comunicacional: teoria, epistemologia e pesquisa. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.

O ESTADO DE SÃO PAULO. Facebook alcança 2,07 bilhões de usuários no mundo. Link: 2017. Disponível em < https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,facebook-alcanca-2-07-bilhoes-de-usuarios-no-mundo,70002069551>. Acesso em 28 mai. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v8i1.6501

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis B4

Flag Counter